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A história do HUMMER começou no ano de 1979 com a necessidade de desenvolver uma unidade móvel de múltiplo uso e alta mobilidade, High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV). Em 1980, o exército norte-americano pediu esse tipo de carro, por ser bem robusto. A General Motors adquiriu a marca HUMMER em 1999, trocando o nome do modelo para HUMMER H1.
Em 2003, a marca enfrentou problemas na justiça, quando a Chrysler, proprietária da marca JEEP, processou a General Motors por utilizar 7 listras na grade da frente do veículo, praticamente igual ao modelo JEEP. Este carro serve como transporte de carga/tropas, plataforma de artilharia, ambulância (4-8 transportados), transporte de obuses, mísseis TOW, suporte aéreo, entre outras funções.
O fabricante afirma que ele atravessa trechos alagados com até 76,2 cm de profundidade, sobe rampas de até 60% (27o) e agüenta inclinação lateral de 40%.. A marca vende seus veículos em mais de 50 países ao redor do mundo. Existem atualmente 4 versões do HUMMER disponíveis no mercado.

Força e Rorustez
Conhecido pelas suas ações na Guerra do Golfo, o Hummer, hoje, incorporou o espírito de aventura. Apesar de suas 3,1 toneladas o Hummer tem pneus avantajados que os fazem ignorar pedras, escalar barrancos e se comportar como um tanque. A força de sua tração vem do conjunto motor-câmbio da GM: um V8 6.5 turbodiesel, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 rpm.
O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 rpm. Isso significa que o carro precisa de pouca aceleração para vencer obstáculos. Na estrada, o Hummer alcança 90 km/h a 2 mil rpm. A fábrica informa que ele chega a 134 km/h . Mas é no barro que o Hummer se sente bem. Seus 40,6 cm de distância livres do solo e o fato das rodas estarem nas extremidades do carro fazem com que o Hummer vença qualquer obstáculo que apareça em sua frente.
Segundo o fabricante, ele atravessa trechos alagados com até 76,2 cm de profundidade, sobe rampas de até 60% (27o) e aguenta inclinação lateral de 40%. O câmbio automático de 4 marchas tem seletor de reduzida que pode bloquear o diferencial. Os quatro freios a disco exigem pressão extra no pedal. Já o freio-motor é muito forte, especialmente na reduzida. Os discos de freio não estão nas rodas, mas nos diferenciais, e as rodas ligam-se ao diferencial diretamente por juntas homocinéticas.

 

 



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